Baía Babitonga é tema de pesquisa alemã

12 out 2018

Que a nossa Babitonga é cheia de encantos e peculiaridades ambientais a gente já sabe, mas sabe qual é a novidade? A Baía é tema de trabalho da pesquisadora alemã Theresa Schwenk, doutoranda da Universidade de Bremen.

De longe, ela veio para cá estudar as redes socioambientais presentes na Baía Babitonga (entendendo redes sociais como as relações interpessoais que existem). Segundo ela, seu objetivo é criar mapas com os diferentes atores e as linhas de conexão da área socioambiental presentes, as entidades existentes, como elas se relacionam entre si e com que frequência. Essa análise contará com uma comparação do período 2013-2015 e 2015-2017.

Theresa esteve em Itapoá nessa semana, onde realizou entrevistas com representantes da ADEA, Fundação Pró-Itapoá, Associação das Marinas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Essa é segunda vez que está na região, em 2017 desenvolveu as análises quantitativas e, agora, está na fase qualitativa da pesquisa. “Agora está tudo um pouquinho mais fácil, pois estou conseguindo me comunicar melhor no português e já tenho conhecimento das redes que existem por aqui”, afirma.

Theresa, seu companheiro Daniel e Werney, presidente na ADEA.

Bióloga marinha e doutoranda em ciências políticas no departamento de geografia da universidade alemã, Theresa é uma das colaboradoras do projeto Babitonga Ativa. Ela permanecerá no Brasil por mais alguns dias e promete retornar em fevereiro, onde apresentará alguns resultados da pesquisa ao Grupo do Babitonga Ativa.

Entre as experiências do período, além das atividades da pesquisa, Theresa conheceu um pouquinho do município e afirma: “É muito bonito, gostei bastante”. A rápida passagem foi ainda mais proveitosa pois já a instigou para outras futuras pesquisas por aqui, legal, né?

 

Por Augusta Gern

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto, seja o primeiro!)
Loading...

Enviar Comentário

APOIO

Reserva Volta Velha

IGG

Hotsoft Informática

PARA RECEBER A NEWSLETTER SEMANALMENTE, PREENCHA ABAIXO:

emailmanager
Email *
Nome